Apresentação

GESTÃO A UFSC QUE QUEREMOS (2012 – 2016)


“Os propósitos da universidade de produzir, sistematizar e divulgar o conhecimento e ações voltados ao conjunto da sociedade e o compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade são tarefas de todos os participantes da comunidade universitária.Discentes, docentes e técnicos administrativos articulados para trabalhar/atuar na mesma direção podem contribuir de forma efetiva para que a UFSC se constitua cada vez mais como referência em suas diversas áreas e cursos, sem distinções”. (Proposta de Trabalho, 2011)

 

 

Em 30 de novembro de 2011, a comunidade universitária escolheu por meio de um processo eleitoral amplo e democrático, a proposta de trabalho  A UFSC QUE QUEREMOS, apresentada por nós, Roselane e Lúcia, para o período de 2012-2016. Fomos eleitas apresentando uma proposta pautada em princípios básicos como a transparência, a responsabilidade administrativa, a valorização das pessoas como maior patrimônio da UFSC, a profissionalização da gestão administrativa e o fortalecimento da democracia interna.

No que diz respeito a este último aspecto assumimos o compromisso de submeter ao diálogo e discussão política temas que visam ampliar a reflexão institucional sobre a universidade que somos e a que queremos ser, valorizando a autonomia universitária e a democracia na tomada de decisões institucionais. E nessa perspectiva apresentamos também, à época, a proposição da construção de FÓRUNS com o objetivo de criar espaços de diálogo e debate que fortalecessem e subsidiassem os processos de tomadas de decisões institucionais, expressando as contribuições da comunidade para nossa gestão. Afirmamos ainda nosso compromisso de que estes fóruns não seriam ocasionais ou episódicos, chamados apenas nos momentos críticos; ao contrário, registramos nossa compreensão e expressamos a necessidade de que estes nos acompanhassem ao longo de nossa gestão.

É nessa perspectiva então, que iniciaremos nosso trabalho realizando os primeiros FÓRUNS cujo objetivo é apresentar para a comunidade universitária os eixos diretrizes para a discussão, a partir do diagnóstico preliminar realizado pela Equipe de Transição sobre a UFSC “que temos”.  Debateremos de forma consistente e propositiva estes primeiros resultados com o intuito de construirmos diretrizes que subsidiarão a elaboração de políticas e planos de ações para a UFSC QUE QUEREMOS.